LATROMI Web Versão 3.5.291

Data da Liberação: 2021-03-09T15:21:47Z

Novos Recursos

  • Adicionado suporte ao recurso “Abrir no Navegador” nos Browser Dinâmicos.

  • Adicionado suporte a instrução “ELSE IF” nas condições de pre-execução de SQL.
    Exemplo: --#ELSE IF {?PARAM nomeparametro} = 1.

  • Implementação da persistência da linha selecionada na Grid após a mesma ser atualizada por operações como Filtro, Ordenação, Paginação e Agrupamento. Para que a linha permaneça selecionada após a atualização, é necessário marcar a nova propriedade de coluna que indica que ela faz parte da chave do registro. Essa nova propriedade precisa ser configurada no LATROMI Client.

  • Implementação de novo tipo de campo no Formulário Dinâmico: TagSelector.

  • Suporte a nova propriedade “Template” das colunas da Consulta e do Browser Dinâmico. Através do template, será possível especificar uma marcação HTML para modificar a forma padrão de apresentação dos dados de uma determinada célula. Veja mais informações sobre “Template” neste link.

  • Frequentemente nossos clientes sentem a necessidade de armazenar arquivos dentro da pasta do site. Podem ser imagens, documentos, arquivos HTML ou qualquer outro tipo de arquivo que a empresa (ou desenvolvedor) deseja integrar com o site. No entanto, como as atualizações do sistema removem todo o conteúdo da pasta do site, a solução sempre foi hospedar os arquivos em uma pasta separada. Agora realizamos uma alteração no “Latromi Installation Service” (versão 1.0.150) para preservar a pasta “Public” durante as atualizações. Sendo assim, essa pasta passa a ser oficialmente recomendada para a hospedagem de arquivos não relacionado ao sistema.

  • Foram adicionados nas Configurações do Site os campos “E-mail do Administrador” e “Canal de Atendimento”. Veja mais informações neste link.

  • Foi implementado um recurso que possibilita a substituição da página de Login nativa do sistema por uma página customizada. Para descobrir como realizar essa implementação, siga as orientações deste link.

Melhorias

  • Remoção de código CSS desnecessário referente ao preenchimento dos campos de filtros de colunas da Grid. Ao invés de gerar um bloco CSS e reaproveitá-lo em todas as colunas, o sistema estava criando um bloco CSS para cada coluna com filtro.

  • Alterado o local de carregamento dos arquivos JavaScripts de terceiros (por exemplo: jQuery) para melhorar o tempo de carregamento das páginas. Antes estes arquivos eram carregados no cabeçalho da página (head), e agora foram movidos para dentro da tag form.

  • Realizamos uma revisão e atualização do arquivo “web.config”. O elemento NetFx40_LegacySecurityPolicy, que específica o uso das políticas “CAS” usando retro compatibilidade com versões anteriores do .NET Framework, estava sendo utilizado sem necessidade, o que poderia estar causando incidentes de performance. Clique neste link para ver mais informações.

  • Foram implementadas melhorias de desempenho no uso do parâmetro de URL “Authtk” (Autenticação com Token). Quando este parâmetro era informado, a página fazia um redirecionamento para o mesmo endereço para remover o parâmetro, o que acabava dobrando o tempo de resposta da primeira requisição.

Correções

  • Existe um parâmetro que pode ser informado na URL do site chamado ShowHeader, com valores true ou false. Este parâmetro é usado quando queremos ocultar a parte superior do site, onde ficam o menu e logotipo, geralmente para incorporar a página dentro de outro site. Quando este recurso era utilizado, as Consultas não eram redimensionadas corretamente, deixando de ocupar a altura total da página. Este erro foi corrigido.

  • Quando um desenvolvedor ou administrador do sistema passa o mouse sobre o canto inferior esquerdo dos objetos “Formulário Dinâmico” ou “Consulta”, alguns botões são exibidos, e uma borda colorida é exibida em volta do objeto para destacá-lo. Nos Formulários, apenas as linhas de baixo e da esquerda da borda estavam sendo exibidas. Foi realizada uma pequena correção para que a borda seja exibida corretamente.

  • Quando ocorria um erro inesperado de falha de conexão com o banco de dados, a “Connection String” da conexão estava sendo exibida na mensagem de erro, o que caracteriza uma falha de segurança. Geralmente, o acesso ao banco de dados possui liberação de acesso apenas para IP’s específicos, mas nos casos em que o banco estivesse sem essas restrições, isso poderia causar problemas. Realizamos o tratamento necessário para ocultar essa informação.

  • Nos campos do tipo “Upload” do Formulário, existe a possibilidade de informar o “Tipo de Arquivo”. Quando selecionamos “Imagens” ou “Imagens da Web”, a extensão “.jpeg” não estava sendo considerada. Realizamos a alteração para que “.jpeg” faça parte das extensões de imagem assim como já acontecia com “.jpg”.

  • Correção de um erro interno que ocorria ao atualizar uma Consulta. O erro não era exibido na página, mas era registrado no log do sistema com a seguinte mensagem: “Foram encontrados vários controles com a mesma identificação ‘dataSource’. FindControl requer controles com identificações exclusivas.”

  • Quando uma Consulta era exibida dentro de um IFrame em outro site, o redimensionamento da página não ocorria como o esperado, fazendo com que a Grid não ocupasse 100% da altura do IFrame. Este erro foi corrigido.

  • Na Consulta, quando eram utilizados filtros de colunas, havia uma diferença na forma de calcular os totais entre os métodos padrões de agregação e o customizado. Por exemplo, se o método de agregação fosse “Soma” e o usuário filtrasse resultados específicos através dos filtros das colunas, apenas estes resultados seriam considerados no total geral, mas quando o método de agregação fosse “Customizado” e a fórmula fosse AggSum([coluna]), o resultado ficava diferente, pois os filtros das colunas eram desconsiderados e todos os registros eram utilizados na soma. Este erro foi corrigido.

  • Foi implementado um tratamento para fazer com o que sistema se recupere de uma inicialização mal sucedida. Mais detalhes neste link.

  • Quando um campo do tipo “DateTimePicker” era utilizado dentro de uma janela pequena, o calendário (ou o seletor de horas) era exibido “cortado”. Este era um problema bem antigo e difícil de tratar, pois a página e a janela aberta são documentos diferentes. Adicionamos um módulo ao sistema especificamente para corrigir este problema. Se a correção causar algum problema inesperado, basta remover o registro do módulo Http “LA_DateTimePickerPopupFixModule” do arquivo Web.Config.

  • Em algumas situações, dependendo do tamanho atual da janela, os botões de Legenda, Exportação para Excel/CSV, Filtros, Favorito e Refresh da barra de comandos da Consulta não eram exibidos. Este problema foi resolvido.

  • No rodapé das colunas da Consulta é possível configurar totalizadores. Estes totalizadores podem usar diferentes tipos de agregação. Quando o tipo de agregação é “Customizado” é possível usar algumas fórmulas para utilizar totais de outras colunas no cálculo. Uma dessas fórmulas é “AggCount”, que retorna a quantidade de registros de uma coluna. Quando a coluna que estava sendo contada na função “AggCount” fosse de um tipo não numérico, o sistema exibia a mensagem de erro: “Não foi possível fazer a agregação de valores da coluna % O tipo da coluna % que está na fórmula é inválido”. Essa mensagem é disparada por uma validação que garante que apenas colunas numéricas serão agregadas, mas no caso específico da função de contagem, essa validação não era necessária, e por isso foi removida.

  • Variáveis de Sessão e Variáveis Globais não estavam sendo carregadas na página de Configurações do Site.

Mudanças

  • Nos campos de filtro das colunas da Grid, o sistema utilizava as mesmas configurações de preenchimento do cabeçalho de coluna. No entanto, estes campos acabavam ficando maiores do que o esperado na maioria das vezes. Por isso, a partir de agora serão usadas as configurações de preenchimento das linhas nos filtros de coluna.

  • Atualização do conector de banco de dados “Npgsql”, da versão 3.2.2 para a versão 4.0.11.