Novo Cadastro de Conexões

Implementamos um novo Cadastro de Conexões de Banco de Dados!

Ocultação de Senha

Antes era possível visualizar a “Senha” informada na conexão. Agora passamos a utilizar um campo adequado para senhas, que exibe asteriscos ao invés do valor informado.

conexao_senha_antes_x_depois

Mais opções de SGBD

Foram adicionadas varias opções novas de SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados).

O preenchimento deste campo não é obrigatório, mas é importante informa-lo para que o sistema possa aplicar alguma otimização ou tratamento específico do SGBD utilizado.

image

Separação de Conexões

Antes, o mesmo conjunto de configurações era utilizado para conexões do Sistema e para conexões do Crystal Reports. Em alguns casos, isso causava algumas divergências. Por exemplo, a conexão funcionava no Sistema, mas não funcionava no Crystal Reports ou vice-versa. Para resolver este problema, o cadastro de conexões foi divido em:

  • Latromi - Conexão usada pelo sistema, em Consultas, Formulários e etc.
  • Crystal Reports - Conexão usada pela Engine do Crystal Reports, para geração dos relatórios.

image

Lista completa de propriedades

Antes eram utilizados campos pré-definidos para configurar a conexão, contendo um campo “Parâmetros Adicionais” onde era possível informar outros parâmetros da conexão.

Agora o usuário tem acesso a todas as propriedades do Provedor de Dados.

Essas propriedades são extraídas dinamicamente dos provedores de dados registrados nos servidor na primeira vez que forem utilizadas, e então são armazenadas no computador onde o Client está sendo executado, na pasta %AppData%\..\Local\LATROMI\Client\DataProviders. Por causa disso, pode haver um tempo de espera maior no primeiro acesso ou quando um novo Provedor de Dados for instalado no Servidor.

Tipos de Conexão

image

Separamos os Provedores de Dados em 4 grupos:

  • ADO NET - Provedores de Dados desenvolvidos para .NET. Precisam estar registrados no GAC e no Machine.config do servidor. Disponível apenas para a conexão “Latromi”
  • Ole DB - Provedores de Dados com base no COM (Component Object Model). Precisam estar instalados no servidor e variam conforme a arquitetura da aplicação (32-bits e 64-bits).
  • ODBC - Provedores de Dados ODBC (Open Database Connectivity). Precisam estar instalados no servidor e variam conforme a arquitetura da aplicação (32-bits e 64-bits).
  • Crystal Reports - Neste grupo estão os provedores de dados exclusivos do Crystal Reports. Por enquanto, o único disponível é o “Oracle Server”, que é instalado junto com Client do Oracle.

Validação

  • Mais flexível
    Antes para salvar uma conexão, o sistema obrigatoriamente realizava a validação dos dados, e não permitia prosseguir se a validação falhasse. Agora a validação é realizada somente quando o usuário clica no botão Validar, sendo possível salvar a conexão informando apenas o nome dela.

  • Mais completa
    A validação da conexão está mais completa, seguindo o formato lançado no Formulário Dinâmico, com Erros, Alertas e Dicas.

Assistentes

Com a disponibilização da lista completa de propriedades dos provedores de dados, pensamos que alguns usuários poderiam ficar confusos, e por isso implementamos alguns assistentes:

image

  • Postgres
    Disponível nos provedores ADO NET:

    • Npgsql
    • Devart.Data.PostgreSql

    image

  • SQL Server
    Disponível no provedor ADO NET:

    • System.Data.SqlClient

    image

  • Oracle
    Disponível nos provedores ADO NET:

    • Oracle.DataAccess.Client
    • Oracle.ManagedDataAccess.Client

    image

Execução no Servidor

  • Parâmetro Removido
    Antes, o sistema verificava o parâmetro “Usar LATROMI web para obter provedores de dados e executar Comandos SQL” (menu Configurações → Configurações do sistema), para saber se seria usado o ambiente do LATROMI Web ou do LATROMI Client para validar a conexão e obter os Drivers e Provedores de Dados.

    Este parâmetro foi removido do sistema, e agora apenas o ambiente do servidor do LATROMI Web é utilizado.

  • Como os Provedores de Dados são obtidos
    O sistema busca as configurações do servidor através de Web Services.

São realizadas consultas independentes para as conexões “Latromi” e “Crystal Reports”. Por isso, o sistema pode listar provedores de dados diferentes para cada conexão, caso estejam em servidores diferentes ou sendo executados com arquiteturas diferentes (32-bits ou 64-bits).


Os novos recursos do Cadastro da Conexão dependem de atualizações do Latromi Web e do WSApp. Caso não estejam atualizados, o cadastro de Conexões antigo continuará sendo utilizado.

2 Curtidas

Publicado no Latromi Client 3.5.275