Modificações no Editor de SQL

Algumas melhorias e mudanças de comportamento foram realizadas nos Editores SQL do Latromi Client.

Execução Sempre no Servidor

Antes era possível configurar o sistema para executar os Comandos SQL no servidor através do Latromi Web ou diretamente através do Latromi Client.

No entanto, levando em consideração que o objetivo final de todo o desenvolvimento realizado no Latromi é ser utilizado no site, não faz sentido permitir que os comandos sejam executados no Client, pois o mesmo pode estar sendo utilizado em outro computador ou até mesmo em outra rede, com uma infraestrutura diferente.

Por este motivo, a execução dos Comandos SQL realizados no Editor de SQL do Latromi Client passa a ocorrer sempre no Servidor onde o site está hospedado.

Limite

Novo campo onde é possível especificar o limite de linhas retornadas pelo Comando SQL. Este campo foi adicionado para evitar que o acidentalmente o usuário execute um comando que retorne milhões de registros e sobrecarregue o sistema.

O valor padrão deste campo é 100, e contém também as opções pre-definidas 300, e 500 e “Sem Limite”.

Cancelamento

Adicionado botão de Cancelamento de Comando SQL. Este botão só fica habilitado quando um Comando está em execução, e ao pressioná-lo uma instrução de cancelamento será enviada ao servidor abordando o comando em execução.

Barra de Status

Em função das alterações realizadas no Cadastro de Conexão, a descrição da conexão exibida na barra de status do Editor de SQL foi modificada, e será exibida preferencialmente no formato a seguir, podendo haver diferenças em alguns Provedores de Dados:

Database “on” Server “@” User Id

Correções

  • No Editor SQL, ao selecionar o nome de uma tabela e pressionar ALT + F1 o sistema exibe informações sobre ela usando os metadados da tabela information_schema.tables. No entanto essa tabela não existe no banco de dados Oracle. Modificamos o programa para utilizar a tabela ALL_TABLES quando estiver usando o banco de dados Oracle.

  • O “Editor de SQL”, que fica no menu Ferramentas, não estava permitindo a execução de comandos DML (Insert, Delete, Update).

2 Curtidas

Publicado no Latromi Client 3.5.275