Visão Geral
As configurações de Diagnósticos, como o próprio nome sugere, ajudam monitorar a “saúde” da aplicação, identificando erros, problemas de performance entre outros.
Quando as configurações de Diagnóstico estão habilitadas, informações de depuração são gravadas no banco de dados interno do sistema. Essa informações podem ser analisadas através do módulo LATROMI Tools.
Para baixar o pacote que contém o módulo do LATROMI Tools clique aqui.
Visualizador de Eventos
Diversos eventos são gravados durante o tempo em que o sistema está em execução (Client ou Web). Estes eventos vão deste a autenticação de um usuário até o registro de erros.
Habilitando os Eventos
Alguns tipos de eventos só são registrados quando uma determinada condição for atendida.
Estes eventos são:
-
Informações de Depuração
Só são registrados quando o usuário marcar a opção “Habilitar Logs” em “Menu do Site → Usuário”. -
Eventos de Erro do Navegador
Só são registrados se o parâmetro homônimo estiver habilitado nas Configurações do Site. -
SQL Com Baixa Performance
Só são registrados quando o tempo de duração de um comando SQL atingir ao tempo informado no parâmetro “Tempo de execução para SQL de baixa performance” nas Configurações do Site.
Analisando os Eventos
Abaixo veremos como os Eventos gravados podem ser analisados.
Registro de Eventos
Localizado no menu “LATROMI → Tools → Diagnóstico”, este relatório exibe todos os eventos registrados, com a possibilidade de expandir cada um deles para ver mais detalhes.
Neste relatório temos acesso as seguintes informações:
- Tipo, ID, Categoria, Descrição e Detalhes do Evento
- Usuário que causou o evento
- Objeto que originou o evento
Este relatório também pode ser utilizado para obter os Comandos SQL executados pelos objetos. Mais informações neste link.
Log de Requisições
Quando o Log de Requisições estiver habilitado, o sistema vai gravar um Log para cada requisição realizada no site.
Neste contexto, “Requisição” pode ser duas coisas:
-
Requisição HTTP - Qualquer ação realizada por usuários ou agentes externos no site que necessite do processamento do servidor.
-
Serviços em Segundo Plano - Execuções de Serviços em segundo plano (tal como a execução dos Bots de Mensagens). Cada escopo de execução (do início ao fim do processo) é considerado como uma requisição.
Habilitando os Logs
Para habilitar os Logs, vá até a sessão Diagnóstico na página de Configurações do Site.
Lá você encontrará os seguintes parâmetros no grupo Log de Requisições:
-
Requisições HTTP
Habilita / Desabilita a gravação dos logs para Requisições HTTP. -
Serviços em Segundo Plano
Habilita / Desabilita a gravação dos logs para Serviços em Segundo Plano. -
Tempo mínimo de duração das requisições que serão gravadas no log
Use este campo para limitar a gravação dos logs apenas para requisições longas. Defina um tempo mínimo de duração (em segundos), e apenas a requisições que atingirem este tempo serão gravadas. Para gravar todas as requisições, informe 0 (zero).
Analisando os Logs
Abaixo veremos como os Log gravados podem ser analisados.
Log de Requisições
Localizado no menu “LATROMI → Tool → Diagnóstico”, este relatório exibe todas as requisições realizadas enquanto o Log estiver ativo, com a possibilidade de expandir e avaliar registros aninhados hierarquicamente.
Neste relatório temos acesso as seguintes informações:
- Erros
- Duração de cada requisição
- Informações detalhadas de cada requisição HTTP, tal como Verbo, Cabeçalhos e URL.
- Scripts processados (SQL, JSON, C#)
Painel de Controle
Localizado no menu “LATROMI → Tool → Diagnóstico”, este Dashboard exibe vários gráficos e informações sobre a aplicação.
Neste Dashboard temos acesso as seguintes informações:
- Tamanho do banco de dados
- Requisições por minuto
- Consumo de memória
- Páginas mais acessadas
- Termos mais procurados
- Requisições mais longas