Usando CDN para melhorar Performance

Visão Geral

CDN é abreviação de Content Delivery Network (ou Rede de Distribuição de Conteúdo). É uma rede de servidores que armazenam réplicas do conteúdo de outros sites na memória (cache) e depois os entrega aos visitantes, baseando-se na localização geográfica para conectá-los ao servidor mais próximo e mais rápido, reduzindo o tempo de transferência dos dados (latência).

Ao habilitar o uso de CDN no LATROMI, alguns recursos podem ser consumidos dessa maneira, e neste caso, as seguintes vantagens podem ser obtidas no consumo destes arquivos:

  • Latência reduzida
    As solicitações serão redirecionadas automaticamente para o servidor mais próximo.

  • Saída compactada
    Os arquivos JavaScript já estão compactados, portanto, estão no tamanho mínimo.

  • Melhor uso do cache
    Cada recurso só precisa ser baixado uma vez.

  • Redução na carga do servidor
    Redução da carga de trabalho do servidor, pois os arquivos serão consumidos diretamente dos servidores CDN.

Quando não usar CDN?

Os sistema usados em intranet, em particular, não são bons candidatos para isso. É provável que sua intranet seja muito mais rápida do que qualquer tipo de CDN. Você também perderá a capacidade de executar seu aplicativo sem uma conexão com a Internet.

Como Habilitar o CDN?

Para habilitar o uso de CDN no LATROMI, basta abrir as Configurações do Site, e ativar a opção Usar CDN:

image

Essa opção está disponível a partir da versão 3.5.298 do LATROMI Web.

Como os usuários serão afetados?

Ao habilitar o uso de CDN, os arquivos que fazem uso dessa funcionalidade serão entregues através de endereços diferentes daquele que o usuário está navegando.

Segue abaixo a relação dos endereços:

Microsoft Ajax

Telerik UI for ASP NET AJAX

Os usuário precisam ter acesso aos endereços acima.

E se houver falha no carregamento?

Quando o usuário acessa os recursos de uma CDN pela primeira vez, os arquivos são baixados e ficam salvos no cache do navegador, até que este seja eliminado pelo usuário. Se os arquivos estiverem no cache, o usuário não vai precisar acessar o CDN novamente.

No caso do usuário não conseguir acessar os endereços do CDN pela primeira vez (ou após limpar os cache do navegador) o sistema vai executar uma rotina de “Contingência”, onde os arquivos serão consumidos do servidor onde o site está hospedado, da mesma maneira que iria ocorrer caso o CDN estivesse desabilitado.

Isso vai ocorrer individualmente para cada usuário, ou seja, se o usuário A conseguiu acessar e o usuário B não conseguiu, apenas o usuário B vai usar o modo de contingência.

Quando o usuário não conseguir acessar um endereço da CDN, ele poderá receber a mensagem abaixo, e neste caso a página será recarregada automaticamente após a confirmação:

“Alguns recursos serão carregados em modo de contingência nesta sessão porque não foi possível acessar os servidores CDN”.

O sistema de controle de contingência fica salvo no Navegador onde ocorreu a falha, e fica ativo por até 7 dias. Após este prazo, o sistema vai tentar consumir os recursos pela CDN novamente, e voltará à contingência se for necessário.