Processamento de RPT - Falha ao abrir a conexão

Problema

Ao tentar gerar um relatório do Crystal Reports, ocorre o erro:

Ocorreu um erro durante a geração do PDF:
Falha ao abrir a conexão.

Abaixo, imagem do erro no navegador:

image

Solução

As principais causas deste erro estão listadas abaixo, com suas respectivas soluções.

Falha na Comunicação com o Banco de Dados

Alguma propriedade no cadastro de Conexão de Banco de dados pode ter sido informada errada. Revise o endereço do servidor, nome do banco e dados de autenticação.

Driver ODBC não encontrado

Verifique se o Driver ODBC informado no cadastro da conexão está instalado no servidor.

Erro de arquitetura de Driver

Se a conexão configurada para o RTP estiver utilizando um Driver com arquitetura diferente da utilizada pelo sistema, este erro vai ocorrer.

Por exemplo, se um driver ODBC 64-bits estiver configurado no cadastro da conexão, mas o serviço responsável por processar os RPTs (WSApp) estiver rodando em modo 32-bits (padrão), vai acontecer este erro.

O mesmo vale para a situação inversa: Se estiver utilizando um Driver ODBC 32-bits e o serviço WSApp estiver rodando em modo 64-bits, o erro também vai ocorrer.

Neste caso, a solução é adequar a arquitetura do Driver utilizado, ou a arquitetura do serviço do WSApp (Pool de Aplicativos do IIS).

ATENÇÃO: É importante ressaltar que apenas o Crystal do Reports Runtime 32-bits é instalado no servidor junto com o serviço WSApp. Se a arquitetura do serviço for configurada para 64-bits no IIS, será necessário instalar no servidor o Crystal Reports Runtime 64-bits.