Papeis de Campos

Visão Geral

Imagine que vários campos e colunas diferentes dentro de um projeto podem representar a mesma informação. Eles podem representar um CPF, um E-mail ou número de telefone por exemplo.

Como poderíamos “oficializar” a função desempenhada por estes campos e agrupá-los por ela, possibilitando rastreabilidade e configurações em cima disso?

Com os Papéis de Campos podemos fazer isso!

Como o próprio nome sugere, os Papéis de Campos fornecem uma maneira de classificar os campos com base na sua função, ou seja, com base no papel desempenhado.

Vantagens

Utilizando os Papéis de Campos, podemos::

  • Classificar campos com base na relevância e fragilidade da informação.
  • Proteger os Dados com base nos papéis.
  • Rastrear campos a partir dos papéis que desempenham (pendente)

Conjuntos de Papéis de Campos

Os Papéis de Campos são agrupados em Conjuntos. Estes conjuntos podem ser utilizados nas configuração dos Projetos e Sistemas.

Os Conjuntos de Papéis de Campos podem ser acessados no caminho a baixo, no módulo LATROMI Essentials:


[Conteúdo] → LATROMI → Desenvolvimento → Papéis de Campos

image.

Nessa tela, serão listados apenas aos Conjuntos de Papéis de Campos do Proprietário.

Incluir um Conjunto de Papéis de Campos

Para incluir um novo Conjunto de Papéis de Campos:

  1. Clique no botão Incluir
  2. Informe o nome do novo Conjunto de Papéis de Campos.
  3. Clique no botão Ok

Excluir um Conjunto de Papéis de Campos

Para excluir um Conjunto de Papéis de Campos, selecione-o e clique no ícone :x:.

A exclusão de um Conjunto de Papéis de Campos é irreversível.

Ativar ou Desativar um Conjunto de Papéis de Campos

Desativar um Conjunto de Papéis de Campos faz com que ele não seja listado nos campos de seleção, tornando-o indisponível para uso.

Para Ativar ou Desativar, marque ou desmarque a checkbox da coluna “Ativo”.

Duplicar um Conjunto de Papéis de Campos

Para criar uma cópia de um Conjunto de Papéis de Campos, selecione-o e clique no ícone image.

Importar um Conjunto de Papéis de Campos

Esta operação é utilizada para copiar um Conjunto de Papéis de Campos que pertence a outro Proprietário.

Para fazer a cópia através de uma importação, clique no botão Importar.

image

Campo Descrição
Origem Conjunto de Papéis de Campos que deseja copiar.
Nome Nome do novo Conjunto de Papéis de Campos que será criado.

Papéis de Campos

Para adicionar ou atualizar os Papéis de Campos, selecione um Conjunto de Papéis de Campos e clique no ícone image.

Coluna Descrição
:pencil2: Alterar Papel de Campo
:x: Excluir Papel de Campo
Papel Nome do Papel de Campo
Descrição Descrição do Papel de Campo
Categoria Categoria do dado
Classificação Categoria do dado
Padrão de Proteção Expressão Regular que captura da parte protegida do texto
Exemplo Exemplo de texto protegido
Observações Informações detalhadas sobre o Papel de Campo

Categorias

A Categoria é usada apenas para complementar a identificação de um dado. Não possui outra função dentro do sistema, portanto pode ser ser configurada livremente, conforme a preferência do Proprietário.

Alguns exemplos comuns de Categorias:

  • Contato
  • Endereço
  • Dados Cadastrais
  • Dados Bancários

Para criar, modificar ou excluir Categorias, clique no botão Categorias.

Classificações

A Classificação, assim como a Categoria, é usada para complementar a identificação de um dado. No entanto ela tem uma relevância maior por causa da LGPD, que exige o tratamento adequado de dados classificados como sensíveis ou pessoais.

Para criar, modificar ou excluir Classificações, clique no botão Classificações da Papéis de Campos.

Classificações Padrões

Embora seja possível cadastrar livremente as Classificações, clicando no botão Criar Padrões as seguintes Classificações serão criadas automaticamente:

  • Dados anonimizados
  • Dados pessoais
  • Dados públicos
  • Dados sensíveis

Cores das Classificações

É possível definir a cor de fundo e cor de texto de cada classificação. Essas cores serão utilizadas para formatar os Papéis de Campos em algumas telas, o que pode ajudar a identificá-los mais facilmente.

Abaixo o resultado da customização de cores da Classificação:

image

Adicionar um novo Papel de Campo

Para adicionar um novo Papel de Campo, clique no botão Incluir.

A tela abaixo será exibida. Preencha os campos e clique no botão OK para efetivar a inclusão.

Campo Descrição
Nome Nome do Papel de Campo
Descrição Descrição do Papel de Campo
Categoria Categoria do dado
Classificação Classificação do dado
Padrão de Proteção Expressão Regular que captura da parte protegida do texto
Texto de Exemplo Exemplo de texto protegido
Observações Informações detalhadas sobre o Papel de Campo

Padrão de Proteção

O Padrão de Proteção é a Expressão Regular usada na Proteção de Dados. Ela é aplicada no valor do campo e a parte capturada é substituída por asteriscos, criando uma espécie de fragmento “confidencial” do texto.

Para criar um novo Padrão de Proteção, o conhecimento em Expressões Regulares é fundamental. Se você não tem experiência com esta ferramenta, pode tentar alguns dos exemplos abaixo. Se nenhum deles atender a sua necessidade, por favor, tire suas dúvidas respondendo a este tópico :wink:

Expressão Regular Texto Resultado
(?<=\w+)\s.*$ LATROMI TECNOLOGIA LATROMI **********
(?<=^\w+)\s.*$ Daniel Rocha Giacomelli daniel.**********
^\w{1,3} Administradores ***inistradores
^.{1,4} daniel.giacomelli@latromi.com.br ****el.giacomelli@latormi.com.br
Se o Padrão de Proteção não for informado, ao habilitar a Proteção de Dados todos os caracteres do valor do campo serão substituídos por asteriscos.

Atribuir Papéis à Campos

Essa é a etapa final da configuração dos Papéis de Campos. É onde o papel que cada campo deve desempenhar é definido.

Para acessar a tela de Atribuição de Papéis de Campos, selecione um Conjunto de Papéis de Campos e clique no ícone :wrench:.

A atribuição de papéis também pode ser realizada por um destes atalhos:

Acessando pelos atalhos, o campo "Objeto" será preenchido automaticamente

Campos Descrição
Objeto Seleção do Objeto.
Subitem do Objeto Seleção do nome da Query da Consulta
Conj. Papéis de Campos Conj. do Papéis de Campos (sempre desabilitado).
Atribuir Papel ao Campos Seleção de Papel .Campo
Regras Regras para aplicação do Papel de Campo.
Campos Campos do Objeto que podem receber um papel.

Regras

As Regras permitem a atribuição condicional de papéis à campos quando necessário. Todas as atribuições são obrigatoriamente aninhadas a uma regra, no entanto não é necessário que regra tenha uma condição.

O caso a seguir pode ser usado para ilustrar a necessidade de uma regra condicional:

Imagine um campo de formulário que pode receber o valor de um CPF ou de um CNPJ. Para atribuirmos o papel correto ao campo, seria necessário identificar o tipo de valor. Neste caso, uma variável com valores 1=CPF ou 2=CNPJ poderia ser alimentada no Formulário e as seguintes regras poderiam ser criadas:

Regra Condição
Pessoa Física VAR.tipoDocumento = 1
Pessoa Jurídica VAR.tipoDocumento = 2

Na regra “Pessoa Física”, o papel “CPF” seria atribuído do ao campo, enquanto na regra “Pessoa Jurídica” o papel atribuído seria “CNPJ”.

Adicione quantas regras precisar, e se não for necessário nenhuma, basta criar uma regra e deixar o campo Usar Condição desmarcado.

image

Campo Descrição
Nome da Regra Nome da nova Regra
Usar Condição Marque para informar uma condição
      Parâmetro Membro do objeto usado como alvo de comparação da condição
      Operador Operador da condição
      Valor Valor a ser comparado com o parâmetro
Ordem Define a ordenação da regra

Precedência de Regras

A interpretação das Regras ocorre conforme a ordem estabelecida para elas. O Papel que o campo vai receber será sempre o da última Regra com condição atendida.

Se o campo já recebeu um papel em uma Regra anterior e você quer que na Regra selecionada ele não tenha nenhum papel, basta deixar a Checkbox à esquerda do campo marcada e o Papel de Campo em branco.

Qualquer atribuição de Papel à Campo com a Checkbox desmarcada será completamente desconsiderada.

Atribuir Papel a um Campo

Para atribuir um papel a um campo, siga os passos abaixo:

  1. Selecione um Objeto.

  2. Crie uma Regra se não houver nenhuma cadastrada.

  3. Selecione uma Regra

  4. Selecione o Campo do Objeto que vai receber um papel.

  5. Selecione um Papel de Campo.

Para que o campo receba o papel informado, a Checkbox que aparece à esquerda do Campo precisa estar marcada.

Remover o Papel de Campo

Para remover o papel de um campo, basta selecioná-lo e clicar no ícone :heavy_minus_sign: que fica a esquerda do nome do papel.

image