Data da Liberação: 2023-05-03T16:50:32Z
Essa versão traz o novo recurso chamado LPA junto de algumas melhorias e correções no sistema.
Novos Recursos
-
Lançamento do LPA - Nova rotina de execução em segundo plano de tarefas agendadas. Esse novo recurso permite a execução automatizada de rotinas como execução de comandos SQL, manutenção do banco de dados e chamada de objetos. As rotinas que já eram executadas em segundo plano, como limpeza de arquivos temporários, sincronização de usuários e envio e recebimento de mensagens foram atualizadas para utilizarem o novo sistema implementado.
-
Implementado um novo código de evento para o encerramento da aplicação. Agora toda vez que o processo do site for finalizado no servidor, será gravado um evento de código 11 (Serviço Encerrado). Este evento poder ser consultado na tela de Visualizador de Eventos do módulo LATROMI Essentials.
-
Adicionado suporte à opção “Enviar mensagens imediatamente” do Bot de Mensagens. Quando essa opção estiver habilitada, o sistema vai iniciar o processo de envio logo após a criação da mensagem. Se essa opção estiver desabilitada, o sistema vai seguir o comportamento original, que é enviar a mensagem em um ciclo separado, junto de outra mensagens pendentes de envio.
-
Suporte aos novos campos de “Protocolo SSL” das configurações de Servidor de Entrada e Servidor de Saída de E-mails do Bot de Mensagens.
-
Suporte ao uso de múltiplas fontes de dados no Bot de Mensagens.
Melhorias
- Os Logs de Requisições agora são gravados em um processo centralizado, separado do contexto de execução dos usuários. Com essa alteração, a gravação dos logs não afeta a performance da sessão do usuário. A mesma estrutura foi criada para a gravação de logs do Visualizador de Eventos, no entanto apenas algumas rotinas foram atualizadas para utilizar essa nova estrutura. A migração para o novo formato deve ocorrer de maneira gradual.
Correções
-
Fechamento de algumas conexões do banco de dados “latromi” que estavam ficando abertas.
-
Os comandos SQL do Extrator de Arquivos novo não estavam sendo gravados nos Logs de Requisição e Visualizador de Eventos.
-
Correções de Segurança.
-
Alguns links da página inicial que deveriam ser exibidos apenas para administradores ou desenvolvedores estavam aparecendo nos acessos anônimos. Embora o link estivesse sendo exibido, ao clicar, o usuário em acesso anônimo não conseguia acessar a página. Realizamos uma correção para que estes links não sejam mais exibidos nos acessos anônimos.
-
O tempo limite de execução (timeout) das páginas da plataforma é de 60 minutos. No entanto, quando a página era solicitada através de um alias ou URL amigável, o tempo limite não era especificado, e neste caso o tempo padrão de 110 segundos era aplicado. Este problema foi resolvido.
-
Em algumas rotinas, quando havia Variáveis Globais de proprietários diferentes porém com o mesmo nome, o sistema passava o valor de uma das variável arbitrariamente, sem considerar o domínio informado no nome da variável solicitada. Este problema foi observado em campos do tipo Lookup do Formulário Dinâmico.
-
Quando uma página era solicitada pela primeira vez em um navegador usando uma “URL amigável”, o sistema apresentava um erro e em seguida carregava a página de Login com redirecionamento apontando para o endereço “cru” da página (
pagina.aspx
). O erro foi corrigido, e agora a página de Login é carregada utilizando o redirecionamento correto. -
As rotinas de envio e recebimento de e-mail estavam permitindo apenas o uso dos protocolos de segurança SSL 3.0 e TLS 1.0, considerados obsoletos. Foi realizada a correção para permitir o uso de todos os protocolos de segurança disponíveis.
Mudanças
-
Anteriormente, o sistema validava o licenciamento dos recursos de Bot de Mensagem na fase de processamento, antes da criação da mensagem, exibindo o erro apenas no Visualizador de Eventos. Realizamos uma alteração para que a validação ocorra na fase de envio, permitindo assim que uma mensagem com erro seja gerada e exibida na página de Monitoramento de Mensagens.
-
Liberado o envio de e-mails via agendamento do Bot de Mensagens para todos os níveis de licença de uso com desenvolvimento habilitado. Anteriormente, este recurso estava subordinado a contratação do Bot de Mensagens. O envio de mensagens por outros canais, como WhatsApp e SMS passam a integrar o conjunto de recursos denominado LPA.