Visão Geral
Atualmente, no Latromi, é possível configurar a conexão com servidores FTP, para gerenciamento de arquivos, essa opção aumenta as possibilidades para desenvolvedores e organizações, que desejam maior governança e segurança sobre os arquivos que trafegam em rede.
Entretanto, assim como as demais interações de redes, é sujeitas a oscilações rede. Nestes casos, é necessário um diagnostico da equipe técnica para entender o que está acontecendo e poder tomar uma decisão com base nos pontos observados.
Em caso de erros críticos a plataforma já disponibiliza algumas possibilidades de rastreio, por logs e mensagem de erros que podem ser disparadas quando ocorre uma falha de comunicação com o servidor FTP (Exemplo: Falha na abertura de comunicação, tamanho de arquivo, etc)
Porém, para erros mais profundos no protocolo como execução de comandos no FTP (Ex.: STOR, MKD, RENAME, etc) não geram logs em tempo de execução, pois dependem do fim da requisição FTP com a resposta de estado que servidor FTP retornará. Uma ocorrência para isso é um timeout, no comando RENAME, que efetua uma movimentação de arquivos dentro do servidor FTP, o erro ocasionado na execução desse comando não impede a conclusão da requisição de rede, por tanto, não gera log de erro na plataforma.
Solução paleativa
Por enquanto, podemos usar a sugestão do seguinte tópico de forma paleativa para a geração deste rastreio:
Solução
Para apoiar o diagnóstico da equipe técnica, é necessário adicionar a possibilidade de habilitar a geração de logs, na plataforma, para requisições FTP.
- Restrição: Essa opção deve ser possível habilitar/desabilitar, pois, como são requisições de rede o arquivo de log pode ficar pesado muito rápido.