Visão Geral
O campo Lookup, permite a seleção de dados usando como origem o objeto Browser. Esta documentação apresenta o campo Lookup e fornece dicas para utilização de recursos do campo.
Abaixo uma ilustração, que exemplifica uma das formas de renderização do campo:
Propriedades
| Nome | Categoria | Descrição |
|---|---|---|
| Nome | Identificação | Nome do Campo |
| Descrição | Identificação | Descrição do Campo |
| Balão de Ajuda | Aparência | Texto a ser exibido no Balão de Ajuda, que aparece quando o ponteiro do mouse fica sobre o controle |
| Largura | Layout | Largura do campo em Pixels |
| Transformação de Texto | Comportamento | Selecione uma opção de transformação de texto. O texto será transformado durante a digitação no campo |
| Cancelar Submissão | Comportamento | Se estiver marcado, desabilita a submissão dos dados do formulário ao pressionar ENTER sobre o campo |
| Habilitar Editor | Comportamento | Habilita ou desabilita o editor do Lookup. Se estiver desabilitado, o usuário não poderá informar valores manualmente. Neste caso, será necessário que ele selecione um registro clicando no botão de seleção |
| Preenchimento Obrigatório | Comportamento | Se estiver marcado, o preenchimento do campo será obrigatório |
| Habilitado | Comportamento | Se estiver marcado, o campo estará habilitado para interação do usuário |
| Visível | Comportamento | Se estiver marcado, o campo será exibido em tela, caso contrário, o campo não será exibido, mas ainda assim poderá ser utilizado nos comandos SQL |
| Texto para campo vazio | Comportamento | Texto esmaecido que aparecerá dentro do campo antes do mesmo ser preenchido |
| Alvo | Dados | Selecione e configure o Browser Dinâmico que será aberto para procurar os dados na tela (ícone de lupa ao lado do campo) |
| Coluna de Origem | Dados | Seleciona uma coluna da fonte de dados do formulário. Este campo é utilizado para fazer o vinculo entre a query de origem e os campos da tela. Quando a página for aberta, a query será executada e vai preencher o campo com o valor da coluna selecionada |
Eventos
| Nome | Descrição |
|---|---|
| LostFocus | Disparado quando o campo perde o foco |
| PopupItemSelected | Disparado quando um item de uma janela popup é selecionado |
| SelectedItemChanged | Disparado quando um item é selecionado, sem um popup ter aberto |
Janela de Alvo
Diferente de outros tipos de campos do LATROMI, que normalmente possuem a configuração de uma fonte de dados. O Lookup, tem uma lógica voltada a reutilização, sendo a escolha ideal para configurar fonte de dados essenciais, ou seja, coleções de dados sempre iguais (Ex.: CEP, Clientes, Empresa, etc).
Portanto, usa o objeto do Browser como meio de consumo e sua configuração no campo ocorre na Propriedade chamada Alvo, que ao clicar '...' no canto direito do campo é aberto a janela de alvo.
Configurando Browser Dinâmico para consumo
Ao abrir a Configuração de Lookup, será apresentado a ferramenta de busca de objetos, que conterá somente os Browsers Dinâmicos disponíveis para uso. Após a seleção do Browser, caso o objeto possua parâmetros, eles serão carregados na tabela ao final da janela.
Modos de renderização
Com um Browser alvo selecionado podemos escolher como o campo Lookup será renderizado e se comportará em tela. Veja abaixo as formas possíveis:
-
Popup:
Essa forma de renderização é a padrão do componente, nela será renderizado um campo de texto à esquerda, com botão lupa fixado à direita.

-
ComboBox:
Essa opção se apropria da renderização e comportamentos do campoComboBox. Com uma expansão de recurso onde é utilizado um Browser como fonte de dados.

-
TagSelector:
Essa opção se apropria da renderização e comportamentos do campoTagSelector. Com uma expansão de recurso onde é utilizado um Browser como fonte de dados.

Colunas Valor & Exibição
Para concluir a configuração do campo Lookup temos que selecionar uma coluna de nosso Browser para ser usado como Valor e outra para ser usado como Exibição.
-
Coluna de Valor:
Deve ser informado a coluna do Browser, que identifica o registro. Normalmente, será a Chave primária da tabela consumida pelo Browser.
(Obrigatório para o funcionamento do Lookup) -
Coluna de Exibição:
Deve ser informado a coluna do Browser, que descreve o registro. Essa informação deve ser relevante para o usuário final poder decidir qual registro selecionar.
(Obrigatório somente para os modosComboBoxeTagSelector)
Capturando colunas do Browser via argumentos de procedimento
Por padrão, o campo Lookup retorna apenas o identificador principal do item selecionado. Embora seja comum utilizar esse ID em uma operação de banco de dados (como um Record) para buscar as demais informações do registro, existe uma alternativa mais performática que evita consultas repetidas ao banco de dados.
Você pode capturar qualquer coluna da linha selecionada diretamente no evento de seleção. A plataforma reaproveita esse cache para injetar as informações, nos argumentos do procedimento, sem precisar executar uma nova leitura no banco.
Para utilizar esse recurso, basta vincular um procedimento ao evento PopupItemSelected ou SelectedItemChanged e declarar os Argumentos com exatamente os mesmos nomes das colunas do seu Browser Dinâmico.
Ao reconhecer a coincidência dos nomes, o próprio motor da plataforma localiza o registro no cache do servidor e repassa automaticamente os valores das colunas para dentro dos argumentos, disponibilizando-os para uso nas ações da tela (por exemplo, via marcações como {ARG.NomeDaColuna}).


