Bot de Mensagens - Zenvia

Neste tópico vamos aprender como funciona e como configurar o provedor de mensagens Zenvia no Bot de Mensagens.

Mas antes de prosseguir, certifique-se de ter lido este outro tópico.

Zenvia

Zenvia é uma empresa especializada em serviços de envio e recebimento de mensagens. Clique aqui para acessar o site oficial e conhecer mais a empresa.

Dentro do LATROMI, Zenvia é um Provedor de Mensagens Terceirizado, que através de integrações via Web API’s, permite o envio e recebimento de mensagens pelos canais SMS, RCS, WhatsApp e Telegram.

image

Configurações (Envio)

Para utilizar os serviços deste Provedor de Mensagens, será necessário criar uma conta na Zenvia, e fazer algumas configurações nas duas plataformas (Zenvia e LATROMI).

Configuração na Zenvia

Conta

Para fazer a criação da conta Zenvia, clique neste link.

Token de API

Com a conta criada, acesse app.zenvia.com e siga os passos a seguir para gerar o Token de API:

  1. Acesse o menu “Produtos → Tokens e Web Hooks”

  2. Na seção “Tokens” clique em “Criar Novo” e gere um novo Token. O código gerado deverá ser informado no campo “Token de API” do Bot de Mensagens no LATROMI Client.

Sender ID

Se você já contratou o canal de comunicação que deseja utilizar, siga os passos abaixo para copiar o ID do Remetente:

  1. Acesse o menu “[Usuário] → Integrações”

  2. Clique no canal que deseja utilizar.

  3. O “Sender ID” exibido na tela deverá ser informado no campo “ID do Remetente” do Bot de Mensagens no LATROMI Client.

Sandbox

Se você ainda não contratou o canal de comunicação que deseja utilizar, é possível testar usando o Sandbox da plataforma, onde você recebe um Sender ID válido por 24h.

Usando o Sandbox, você só poderá se comunicar com contatos explicitamente registrados para troca de mensagens com o Sender ID fornecido.

Siga os passos abaixo para gerar o Sender ID:

  1. Acesse o menu “Produtos → Sandbox”

  2. Clique em “Criar Novo”.

  3. Selecione o Canal e prossiga até o final do assistente.

  4. O “Sender ID” gerado deverá ser informado no campo “ID do Remetente” do Bot de Mensagens no LATROMI Client.

Se o Sender ID já foi gerado anteriormente, mas a sessão expirou (excedeu as 24h), basta clicar em “Reenviar Keyword” e seguir os passos em tela para re-ativar a sessão.

Configuração no LATROMI

Provedor do Bot de Mensagens

Na seção Provedor no cadastro do Bot de Mensagens, selecione a opção “Zenvia”, e preencha os campos a seguir:

  • Canal
    Canal de comunicação que será usado para enviar a Mensagem: SMS, RCS, WhatsApp e Telegram

  • Token de API
    Token de acesso gerado na plataforma Zenvia para o consumo das Web API’s.

  • ID do Remetente
    Identificador do Remetente. Campo “Sender ID” Fornecido pela Zenvia.

  • ID do Destinatário
    Identificador do Destinatário. Pode ter variações conforme o canal utilizado. Para WhatsApp, SMS e RCS é o número do telefone completo (com código do país e DDD), para Telegram é o ID do Telegram.

  • Estratégia de codificação
    Define a estratégia de codificação para mensagens do tipo SMS, o que permite o envio de mensagens com mais caracteres. Modifique apenas se necessário.

Tipos de Conteúdos Suportados

O Tipo de Conteúdo é configurado na “Mensagem” do Bot de Mensagens, e o suporte oferecido para cada canal de comunicação pode ser conferido na tabela abaixo:

Provedor Texto Template Localização
Zenvia (SMS) :white_check_mark: :no_entry: :white_check_mark:
Zenvia (RCS) :white_check_mark: :no_entry: :white_check_mark:
Zenvia (Telegram) :white_check_mark: :no_entry: :white_check_mark:
Zenvia (WhatsApp)¹ :white_check_mark: :white_check_mark: :white_check_mark:

1. Para o envio da primeira mensagem em um período de 24h para qualquer contato via WhatsApp é obrigatório o uso de mensagens do tipo Template.

Configurações (Recebimento)

A Zenvia possui dois WebHooks que fornecem informações sobre as mensagens:

  • Status da Mensagem - Disparado quando o status de uma mensagem é modificado.

  • Mensagem - Disparado quando uma mensagem é enviada pelo contato.

Os WebHooks são retornos de Web API’s, onde uma requisição é realizada no sentido inverso, contra a Web API que estiver aguardando a resposta.

Para fazer a inscrição no WebHook e receber essas respostas, é obrigatório que o LATROMI esteja disponível em um endereço público (externo).

Autenticação do WebHook

Para qualquer requisição web efetuada no LATROMI, é necessário que haja uma autenticação. Isso não é diferente no caso dos WebHooks. Aqui a autenticação ocorrerá através da Chave de Integração, que deverá ser passada no cabeçalho HTTP X-Latromi-IntegrationKey.

Chave de Integração

Para gerar a “Chave de Integração”, acesse o menu “LATROMI Tools → Segurança → Chaves de Integração” no LATROMI Web.

Ao gerar a chave, habilite a permissão MessageBOT (Recebimento).

Inscrição no WebHook

Para fazer a inscrição em um WebHooks acesse o menu “Produtos → Tokens e Web Hooks” na plataforma Zenvia e na seção WebHooks clique em “Criar Novo”.

Siga as instruções a seguir para a configuração de cada um dos WebHooks.

Status da Mensagem

Este WebHook é disparado quando o status de uma mensagem é modificado. Preencha os campos de inscrição de WebHook seguindo as instruções abaixo:

  • Versão
    v2

  • Tipo de Evento
    Status da Mensagem

  • Canal
    Selecione o Canal de Comunicação

  • URL
    Informe {Latromi-Base-Url}/api/messagebots/incoming/zenvia/message_status, substituindo {Latromi-Base-Url} pelo endereço base do LATROMI Web (incluindo o protocolo).

  • Cabeçalhos

    • Chave - X-Latromi-IntegrationKey
    • Valor - Chave de Integração gerado no módulo LATROMI Tools.

Mensagem

Este WebHook é disparado quando uma mensagem é enviada pelo contato. Preencha os campos de inscrição de WebHook seguindo as instruções abaixo:

  • Versão
    v2

  • Tipo de Evento
    Mensagem

  • Canal
    Selecione o Canal de Comunicação

  • URL
    Informe {Latromi-Base-Url}/api/messagebots/incoming/zenvia/message, substituindo {Latromi-Base-Url} pelo endereço base do LATROMI Web (incluindo o protocolo).

  • Cabeçalhos

    • Chave - X-Latromi-IntegrationKey
    • Valor - Chave de Integração gerado no módulo LATROMI Tools.