Bot de Mensagem - Meta

Visão Geral

Neste tópico será apresentado o funcionamento e as configurações necessárias para a utilização do provedor da Meta no Bot de Mensagens.

É recomendado a leitura do seguinte tópico link antes de prosseguir com essa documentação.

Meta

A Meta, antiga Facebook, é a empresa responsável pela criação/manutenção das redes do Facebook, WhatsApp e Instagram. Recentemente disponibilizando a possibilidade de empresas efetuarem integrações com suas plataformas.

No LATROMI, a Meta é um provedor disponível no Bot de Mensagens, que permite o envio e recebimento de mensagens pelo WhatsApp.

Configurações

A conta de desenvolvedor da Meta usa a própria conta do Facebook. Caso a conta Meta seja nova é necessário ter a autenticação em dois fatores (2FA) ativada, para permitir a criação da conta de desenvolvedor.

Criação da aplicação para integração

Ao finalizar o cadastro da conta de desenvolvedor na Meta, você será redirecionado para a tela de lista das aplicações, nessa tela deve ser criado uma nova aplicação do tipo empresa, siga o passo a passo abaixo:

  1. Clique em “Criar aplicativo” e adicione um nome para sua aplicação (exemplo de nome “Latromi”).
  2. Selecione o caso de uso “Outro”.
  3. No tipo de aplicativo, selecione “Empresa” para poder liberar o acesso à API do WhatsApp.

Criando aplicação

Configurar API WhatsApp

Após a criação da aplicação siga os seguintes passos para configura-la:

  • Selecione o produto do WhatsApp, que a Meta já irá efetuar toda a configuração necessária para esse produto automaticamente.
  • Na sessão “Inicio rápido”, clique em “Começar a usar a API”.
  • Clique “Gerar token de acesso”.
  • Selecione um telefone de destino.
  • Clique em “Enviar mensagem”

Conifigurando produto

Ao fim desses passos, se estiver tudo certo, será enviado uma mensagem template para o número informado no destino.

Webhook (Recebimento)

Para configuração de Webhook é necessário que o LATROMI Web esteja disponível em um endereço público. Siga os passos a seguir:

  • Acesse o menu “WhatsApp → Configuração”.

  • Adicione no campo “URL de retorno de chamada” a URL da sua instância do Latromi, acrescida do caminho “/api/messagebots/incoming/meta/message”

    • Exemplo: https://latromi.minhaempresa.com.br/web/api/messagebots/incoming/meta/message
  • No campo “Verificar token”, informe a chave de integração, gerada no Latromi.

  • Clique em “Verificar e salvar”.

  • Inscreva-se nos campos apresentados.

Webhook

Para qualquer requisição web efetuada no LATROMI, é necessário que haja uma autenticação. Isso não é diferente no caso dos WebHooks.

Aqui a autenticação ocorrerá através da Chave de Integração, para gerar-la, acesse o menu “LATROMI → Segurança → Chaves de Integração” no LATROMI Web.

Ao gerar a chave, habilite a permissão MessageBOT (Recebimento).

Produção

Para efetuar essa etapa é necessário acessar o Meta Business Suite.

Nesse portal vamos começar adicionando um número configurado com o WhatsApp Business para isso siga os passos a seguir:

  • Clique na engrenagem (‘Configuração do negócio’).
  • Na sessão “Contas”, clique no menu “Contas do WhatsApp”.
  • Adicione um novo contato.

Produção pt.1

Após vamos adicionar um ‘Usuário de sistema’ para adicionar as permissões e podermos gerar um token fixo:

  • Clique na engrenagem (“Configuração do negócio”).
  • Na sessão “Usuários”, clique no menu “Usuário do sistema”.
  • Adicione um novo usuário.
  • Selecione o usuário criado.
  • Clique em “Atribuir ativos”.
  • Selecione o aplicativo referente a API criada e atribua suas permissões.
  • Selecione a Conta do WhatsApp Business que interagirá com a API e atribua suas permissões.
  • Clique em “Gerar token”.
  • Selecione o aplicativo que será gerado o token.
  • Selecione as seguintes permissões para o token: business_management, whatsapp_business_management e whatsapp_business_messaging
  • Copie o token gerado e grave em um local seguro.

Produção pt.2

Latromi

Configurações

Ao selecionar o provedor “Meta” no menu “Provedor” do bot de mensagens. Preencha os campos de configuração necessários.

  • ID da conta: código de identificação da conta do WhatsApp Business, é possível localizá-lo site de desenvolvedor no menu de “Configuração da API”.
  • ID do remetente: código de identificação do número referente ao ID da conta, é possível localizá-lo site de desenvolvedor no menu de ‘Configuração da API’.
  • Idioma: caso esteja utilizando o modelo de template se deve informado o idioma do template.
  • Token da API: token de acesso ao API gerado no “usuário de sistema”
  • ID do destinatário: Número de destino para a mensagem deve conter o código de país e DDD (Ex.: 555112345678)