Visão Geral
Com o advento da LGPD, tornou-se necessário aumentar a transparência entre empresas e usuários no que diz respeito à forma como os dados pessoais são utilizados e protegidos, e também entre fornecedores e consumidores no que diz respeito às obrigações e isenções de cada parte.
Essas especificações são definidas em documentos conhecidos como “Política de Privacidade” e “Termos de Uso”.
A seguir, vamos apresentar um novo recurso chamado Políticas e Termos, que tem como objetivo fornecer ao desenvolvedor de software e/ou empresa detentora da licença de uso do LATROMI, uma maneira de disponibilizar estes documentos aos seus usuários de forma prática e com fácil acesso.
Preparando o Ambiente
As rotinas de manutenção e visualização das Políticas e Termos fazem parte do módulo LATROMI Tools.
Neste link você pode baixar o arquivo .lcp
atualizado que contém este módulo.
Após fazer o download, basta fazer a importação usando o LATROMI Client.
Manutenção de Políticas e Termos
Para incluir, alterar ou excluir um documento de Políticas ou Termos, acesse o seguinte caminho no menu de Conteúdo do site:
- LATROMI → Tools → Políticas e Termos - Manutenção
A página Políticas e Termos - Manutenção será aberta, onde são exibidos todos os documentos de Políticas e Termos cadastrados pelo detentor da licença de uso atual do sistema (sua empresa).
Os seguintes botões estão disponíveis nesta página:
Botão | Descrição |
---|---|
1 | Inicia a inclusão de um novo documento. |
2 | Altera o documento selecionado. |
3 | Exclui o documento selecionado. |
4 | Faz o download do documento selecionado. |
5 | Abre o documento selecionado para leitura. |
Incluindo ou alterando
Para incluir ou alterar um documento de Políticas ou Termos, clique no botão “Novo Documento” e preencha os campos a seguir:
-
Nome do Documento
Informe o nome de exibição do documento. -
Perfil de usuário alvo
Selecione um mais perfis de usuário que terão acesso ao documento. Se nenhum perfil for informado, todos os usuários terão acesso ao documento. -
Documento PDF
Selecione um arquivo PDF do seu computador para iniciar o Upload.
Para finalizar, clique no botão Salvar.
Visualização de Políticas e Termos
A página Políticas e Termos - Manutenção normalmente será utilizada por um administrador do sistema. Para os usuários que vão “consumir” os documentos cadastrados, existe uma outra página, chamada apenas de Políticas e Termos, onde são exibidos todos os documentos incluídos pelo detentor da licença de uso atual do sistema (sua empresa) além dos documentos de outros fornecedores importados via Pacotes de Conteúdo (arquivo .lcp
).
Essa página fica disponível em dois locais:
-
No meu de Conteúdo do site, no caminho “LATROMI → Tools → Políticas e Termos”.
-
Na página inicial do site, no link “Políticas e Termos”, logo abaixo do link “Ver todos os menus”.
A página de visualização de Políticas e Termos tem apenas um botão, que quando clicado, abre o documento PDF para leitura.
Além do botão, também temos as colunas:
Coluna | Descrição |
---|---|
Documento | Nome de Documento. |
Atualizado em | Data em que foi realizado o Upload do arquivo. |
Tamanho | Tamanho do arquivo PDF |
Data da Leitura | Data e hora da primeira vez que o usuário abriu o documento. |
Permissão de Acesso
Para que os usuários tenham acesso a página de Políticas e Termos é necessário configurar as permissões como qualquer outro menu do sistema.
Nesta caso, onde o comum seria que todos os usuários tivessem acesso ao menu, sugerimos habilitar a opção “Não exigir autorização” na aba “Menus” da página de Permissões de Usuários.
Exportando e Importando
Se você for um fornecedor de software, saiba que é possível anexar as suas Políticas e Termos aos Pacotes de Conteúdos (arquivos .lcp
).
Para adicionar as Políticas e Termos no Pacote de Conteúdo, basta marcar a opção “Exportar Políticas e Termos” na aba “Configurações” das telas de Geração de Pacote de Conteúdo.