Visão Geral
Em 2023 o conceito de “Projetos” foi adicionado ao Latromi, como parte da implementação da Proteção de Dados.
Um Projeto é uma organização lógica de recursos, contendo uma lista de Objetos e um conjunto de Configurações.
Os “Projetos” foram idealizados para permitir a implementação de outras melhorias na plataforma, como por exemplo, um sistema de gerenciamento de versões mais arrojado, viabilizando um processo de atualização mais completo.
Atualmente, os Projetos são configurados dentro do módulo LATROMI Essentials, e o seu é obrigatório apenas para configurar a Proteção de Dados, fazendo com que sejam raramente utilizados.
Solução
Para ampliar o uso dos Projetos, precisamos primeiro melhorar a experiência do desenvolvedor em relação a eles, migrando todo o gerenciamento para o Latromi Client.
Projetos no Latromi Client
Na barra de menus, deve ser adicionado um novo item do tipo “Caixa de Oções” listando os projetos cadastrados e com opções rápidas para gerenciamento, semelhante ao que temos hoje no cadastro de módulos e conexões de bancos de dados.
O novo campo deve ficar a esquerda do menu “Arquivo”:
Adicionando Objetos ao Projeto
Adicionar uma Feature Flag que define se o uso dos projetos deve ser obrigatório. Se for obrigatório, o Client deve se comportar da seguinte maneira:
-
Se não existir Projeto cadastrado, deve abrir um assistente de configuração inicial de Projeto quando um usuário com papel de administrador entrar no Client, contendo:
- Campo para inserir o nome do Projeto.
- Recurso que permita a seleção dos Objetos que farão parte do Projeto.
-
Os menus “Desenvolvimento” e “Atualização” ficarão ocultos até que um
Projeto seja selecionado. -
Só poderão ser editados Objetos que fizerem parte do Projeto selecionado. Em qualquer outra situação, o Objeto deve ser carregado em modo somente leitura.
-
Ao salvar um Objeto, ele automaticamente fará parte do Projeto selecionado.

